E aí, galera?

Sejam bem-vindos! Aqui vocês poderão encontrar as matérias trabalhadas em sala de aula e algumas dicas para provas e vestibulinhos. Em caso de dúvidas, pode-se fazer comentários sobre o texto. Sempre que possível, procurarei responder. Boas aulas e Deus os abençoe!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

GÊNEROS DO DISCURSO

As atividades humanas estão sempre relacionadas com o uso da linguagem, seja verbal, seja não verbal.
Essas atividades podem ser organizadas em esferas de atividades. Por exemplo, existe a esfera familiar, a publicitária, a jornalística, a artística, a política, a jurídica, a escolar, a científica, e assim por diante.
Em cada uma dessas esferas são produzidos textos mais ou menos parecidos entre si. Por exemplo, na esfera doméstica e gastronômica podemos ler e escrever diferentes receitas. Apesar da diferença quanto aos ingredientes e ao modo de fazer, todas elas são receitas.
Na esfera jornalístia, podemos ler diferentes notícias. Como textos, elas são diferentes entre si, mas todas elas possuem algo em comum que faz com que sejam notícias: informam sobre um acontecimento e apresentam uma estrutura (o que, quando, onde, como, por que...) e uma linguagem semelhantes.
Tanto a receita quanto a notícia são consideradas gêneros do discurso. Também são gêneros do discurso textos como carta pessoal, email, requerimento, entrevista, debate, conto etc.
Assim, gêneros do discurso são textos que circulam em determinadas esferas da atividade humana e que, com pequenas variações, apresentam tema, estrutura e linguagem semelhantes.
É importante que saibamos identificar os diversos gêneros por meio de suas características e tipo de linguagem empregada, como temos feito em sala de aula. Por exemplo: a presença de versos e estrofes, rimas, linguagem subjetiva pode indicar que se trata de um texto cujo gênero seja Poema.
Da mesma forma, quando se pede que escrevamos uma notícia de jornal, temos de “imitar” todas aquelas características desse gênero, ou seja, informar sobre um fato contando o que, quando, onde, como e por que com uma linguagem que podemos chamar tipicamente jornalística.
Adaptado do livro Português: Linguagens, Cereja e Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário