E aí, galera?

Sejam bem-vindos! Aqui vocês poderão encontrar as matérias trabalhadas em sala de aula e algumas dicas para provas e vestibulinhos. Em caso de dúvidas, pode-se fazer comentários sobre o texto. Sempre que possível, procurarei responder. Boas aulas e Deus os abençoe!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

INTERTEXTUALIDADE

Em poucas palavras, podemos dizer que a intertextualidade é o diálogo entre dois textos. Sempre que um texto “recordar” um outro texto produzido antes dele teremos intertextualidade. Ela é explícita se o autor indica de onde foi tirada a citação feita por ele, mas nos textos mais comuns a intertextualidade aparece de forma implícita, daí a importância de conhecermos os textos mais célebres da nossa cultura, bem como seus autores.

Em sala, vimos o caso do poema “Estatuto do Homem”, de Thiago de Mello (http://www.jornaldepoesia.jor.br/tmello.html#estat). Nesse texto, o autor cita um texto bíblico produzido pelo profeta Isaías quando diz:

Artigo VI
Fica estabelecida, durante dez séculos,
a prática sonhada pelo profeta Isaías,
e o lobo e o cordeiro pastarão juntos
e a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora.

Lembre-se de que na intertextualidade um autor só pode citar outro autor contemporâneo ou anterior a ele, pois não é possível citar textos que ainda serão produzidos, já que eles não existem e nem circulam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário